Histórico

Em 2004, visando alavancar o desenvolvimento da pesquisa em Química na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), após a contratação de docentes da área de Química, foi formado um grupo que participou ativamente na busca de recursos, infra-estrutura analítica, cooperação e intercâmbio para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e para a elaboração da proposta de criação do curso de Mestrado em Química Tecnológica e Ambiental da FURG. Porém, somente em 2006, o Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA) em nível de Mestrado foi aprovado pela CAPES e teve o seu primeiro processo seletivo de discentes em dezembro do mesmo ano, inciando suas atividades em 2007. A primeira Defesa de Dissertação ocorreu em dezembro de 2008, sendo que até o momento foram titulados 179 Mestres em Química Tecnológica e Ambiental.

O curso de Doutorado em Química surgiu com a evolução do curso de Mestrado em Química Tecnológica e Ambiental e com o incremento do quadro de professores Doutores em Química, provenientes de diferentes Instituições de Ensino, juntamente com a reestruturação dos cursos de Graduação em Química Licenciatura, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e a criação dos cursos de Química Bacharelado, Engenharia Bioquímica e Engenharia Agroindustrial (Agroquímica e Indústrias Alimentícias). Em 2011, os docentes do PPGQTA trabalharam na proposta de criação do curso de Doutorado em Química, a qual foi recomendada pela CAPES no mesmo ano. O curso de Doutorado em Química, com áreas de concentração em Química Orgânica, Química Analítica, Química Inorgânica e Físico-Química, contava no momento da sua criação com a participação de 12 docentes permanentes e 1 docente colaborador da FURG, sendo 5 bolsistas de produtividade do CNPq, sendo a maioria com orientações de Doutorado ou Mestrado concluídas e com experiência em outros PPGs já consolidados na Instituição. Em outubro de 2014, houve a primeira defesa de Doutorado do PPGQTA, sendo que até o momento foram titulados 75 Doutores em Química. A partir da criação dos cursos de Engenharia Agroindustrial (Agroquímica e Indústrias Alimentícias), lotados no Campus SAP (localizado em Santo Antônio da Patrulha-RS), docentes com formação em Química passaram a ser contratados e credenciados no PPGQTA e as atividades do Programa passaram a ocorrer também no Campus de SAP.

Após a primeira avaliação trienal (2007-2009), o PPGQTA atingiu o Conceito 4, devido à crescente demanda por Doutores em Química, especialmente na metade Sul do RS, ao incremento no número de docentes com formação em Química e ao considerável crescimento e amadurecimento do curso de Mestrado do PPGQTA. O Conceito 4 se manteve até a avaliação quadrienal (2017-2020), onde o PPGQTA atingiu o Conceito 5, o qual se mantém até o momento.

Desde a criação do Doutorado até o ano de 2024, o Programa contou com 4 linhas de pesquisa: i) Química Analítica Ambiental (associada à área de Química Analítica); ii) Síntese, Isolamento, Caracterização e Aplicação Biológica e Tecnológica de Compostos Orgânicos (associada á área de Química Orgânica); iii) Síntese, Isolamento, Caracterização e Aplicação de Compostos Inorgânicos (associada à área de Química Inorgânica) e iv) Preparação, Caracterização Físico-Química e Aplicação de Materiais e Desenvolvimento de Modelos Moleculares (associada à área de Físico-Química). Como recomendação da área de Química da CAPES, em novembro de 2024, o PPGQTA passou a ter apenas a área de concentração "Química", extinguindo as 4 áreas de concentração da sua estrutura curricular. Adicionalmente, no mesmo período, as linhas de pesquisa também foram reestruturadas com o objetivo de atualizar as atuações de docentes e projetos com a realidade atual do Programa. Atualmente, o PPGQTA possui as seguintes linhas de pesquisa: i) Química Ambiental; ii) Materiais aplicados à Química Tecnológica e iii) Tecnologias em Sustentabilidade Socioambiental, nas quais estão distribuídos 20 docentes permanentes e 5 docentes colaboradores. 

Ao longo da sua história, o PPGQTA também sofreu alteração na sua identidade visual. Abaixo, é possível visualizar as duas logos do PPGQTA que foram utilizadas até o momento:

 

      Logo utilizada de 2007 a 2022   Logo utilizada de 2022 até o momento

 

    

 

A alteração da identidade visual ocorreu em 2022, com o objetivo de fortalecer a marca do Programa e se alinhar à identidade visual Institucional da FURG, onde a logo passou a conter a fonte Institucional, a logo da Universidade e o nome completo do PPG por extenso. 

 

Atualizado em 14/01/2025.