Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico – PPGQTA

2021-2024

 

O Planejamento Estratégico do PPGQTA encontra-se articulado com as ações no âmbito da Unidade Acadêmica -Escola de Química e Alimentos, da Diretoria de Pós-Graduação e das políticas da Universidade. Em âmbito institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), definiu os seguintes objetivos para o período de 2019-2022: 1) “buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu; e 2) ampliar a oferta de cursos de Pós-Graduação stricto sensu”. Estes, estão desmembrados em inúmeras estratégias que subsidiam e regulam a elaboração dos planos de ação anuais que contribuem com a gestão do PPGQTA.

O planejamento das ações do PPGQTA decorre dos objetivos do curso e do acompanhamento realizado por meio dos processos de autoavaliação e de avaliação externa: coleta anual da Plataforma Sucupira, Seminários de Meio Termo e Avaliação Quadrienal. O planejamento do PPGQTA também segue as instruções da Comissão Interna de Administração e Planejamento (CIAP) da EQA, Comissão Própria de Avaliação da FURG (CPA) e o Planejamento Estratégico da Instituição coordenado pela PROPLAD/FURG. A partir do ano de 2017, a CIAP vem auxiliando o Programa na organização de metas e atividades segundo o PDI Institucional.

 No ano de 2019 foi realizado um fórum no programa, onde foi discutido as ações futuras do PPGQTA, tendo como objetivo o fortalecimento do curso. Neste momento foi sugerido a criação de uma Comissão de Planejamento para em primeiro momento realizar o planejamento do programa em consonância ao PDI da FURG e após auxiliar na organização de ações para atingir as metas (destaca-se que a avaliação da execução das metas vem sendo acompanhada anualmente).

Até este momento, as metas estão sendo executadas conforme o planejamento e execução das atividades descritas tendo como base a qualificação de cada docente visando a formação profissional de qualidade aos discentes, com uma estrutura curricular diversificada e correlata às linhas de pesquisas existentes, o que tem refletido tanto na formação de recursos humanos e na qualidade das produções geradas.  Além disto, o credenciamento contínuo de jovens doutores (política adotada pelo programa desde sua criação) e a consolidação das linhas de pesquisas permitem a interligação das áreas e atuação com outros PPGs, uma vez que os docentes têm atuado de forma multidisciplinar e em colaboração intra e interinstitucional.

Os processos de autoavaliação neste quadriênio envolveram pesquisas de avaliação da atuação do docente, discente, biblioteca, e do ensino remoto, que culminaram em observações importantes que podem contribuir para o processo de ensino, pesquisa, inovação e extensão do PPGQTA. A autoavaliação também envolveu discussões internas envolvendo corpo docente e discente sobre a estrutura curricular, dados quantitativos e qualitativos de produção intelectual, relacionamento interpessoais, etc. Estas discussões possibilitaram destacar os pontos fracos e fortes do Programa, e ainda orientar o planejamento estratégico assim como a definição das metas a seguir descritas:

Meta 1: Atualização estrutural do PPGQTA considerando a normativa atual da CAPES assim como as necessidades de formação discente.

Estratégias relacionadas: Buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu; Aumentar a visibilidade científico-acadêmica e a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação; Aprimorar os processos de autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação, considerando os parâmetros da avaliação institucional e da avaliação externa.

Indicador – Medida: Aumento no número de artigos qualificados total por ano. - Porcentagem (30%); Aumento no número de depósitos de patentes

Cronograma: 2021 a 2023

 Ações já realizadas:

- Organização/definição do registro de projetos na Plataforma Sucupira: todos os projetos foram reorganizados;

- Atualização dos planos de ensino das disciplinas ofertadas: as disciplinas foram avaliadas quanto a ementa, conteúdos e bibliografia utilizada considerando sistema de avaliação docente pelo discente e comentários realizados nos Fóruns de autoavalição;

- Implementação e regularização dos convênios do PPGQTA com empresas e outras instituições: criou-se um protocolo com os procedimentos necessários para regularização de convênios com diferentes empresas/instituições nacionais e internacionais. Este protocolo está auxiliando a efetivação da assinatura dos convênios entre os grupos envolvidos;

- Organização e implementação do Plano Estratégico do Programa através de Comissão Especial, e sua adequação ao PDI Institucional: implementou-se a Comissão de Planejamento Estratégico a formalizou-se a construção das metas, levantamento dos pontos fracos e fortes, oportunidades de melhoria do PPG;

- Criação de uma comissão para realização de processos de autoavaliação;

- Busca de alternativas/ferramentas para aulas com interatividades on-line: algumas disciplinas estão sendo realizadas de forma híbrida ou remota (estando em consonância com a Instrução Normativa PROPESP/FURG n° 1, de 04 de abril de 2022);

- Divulgação do programa nas redes sociais e na comunidade: novos canais de mídia como Instagram (ppgqta_furg), facebook (Ppgqta Furg), LinkedIn (PPGQTA FURG) foram criados e são constantemente alimentados;

Esta meta está vinculada ao PDI da FURG (https://pdi.furg.br/images/PDI_2019-2022_-_21052019.pdf) no Eixo II- Ensino de Pós-Graduação que tem como objetivo buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, tendo estratégia fortalecer os programas institucionais de apoio à qualificação dos cursos. As unidades da Instituição que estarão envolvidas serão Escola de Química e Alimentos – EQA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 

Os indicadores da execução da meta foram listados com número de projetos por área cadastrado na sucupira; número de disciplinas atualizadas (todas as disciplinas do QSL); número de convênios cadastrados; inserção das metas do PPGQTA no sistema; perfil nas mídias sociais e ativo (facebook, Instagram); número de ações vinculado ao Projeto de extensão; portaria de indicação da Comissão de Planejamento do PPGQTA; disponibilização do questionário para processo de avaliação.

Meta 2: Aumento e consolidação da formação qualificada de recursos humanos do programa e sua vocação institucional e avaliar a influência da formação na comunidade.

Estratégias relacionadas: Realizar o levantamento semestral de dados de produção intelectual do PPGQTA, buscando a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu; Aprimorar os processos de autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação, considerando os parâmetros da avaliação institucional e da avaliação externa.

Indicador – Medida: Número de produção intelectual total do PPG; Número de artigos científicos qualificados por docente; Número de patentes por docente

Cronograma: 2021 a 2024 (Contínua)

Ações realizadas:

- Avaliação e estímulo à produção científica e técnica de docente com discente: foi realizada a avaliação de dados qualitativa e quantitativamente por docentes permanentes quanto a produção qualificada;

- Destino de parte da verba do PROAP a correção de língua inglesa em artigos qualificados;

- Criação de um formulário contínuo on-line para obter informações referentes aos egressos contribuindo com o PPGQTA e o Portal do Egresso da FURG;

- Disponibilização no site do programa do destino dos egressos;

- Ampliação das redes sociais com a inclusão dos egressos, discentes e docentes;

- Cumprimento das regras do programa referente a disponibilização de vagas em seleções;

 Esta meta está também vinculada ao PDI da FURG no Eixo II- Ensino de Pós-Graduação que tem como objetivo buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, tendo estratégia fortalecer os programas institucionais de apoio à qualificação dos cursos. As unidades da Instituição que estarão envolvidas serão Escola de Química e Alimentos – EQA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 

Os indicadores da execução dessa meta foram o número de artigos qualificados total por ano; número de artigos qualificados por área por ano; número de artigos qualificados de docente por ano; razão entre qualificados e não qualificado (total, por área e por docente); porcentagem do verba PROAP para correção de língua inglesa de artigos; formulário no google doc destinados aos egressos; percentual de egressos, discentes e docentes conectados nas redes sociais; número de alunos por orientador visando uniformizar as orientações e disponibilização de vagas durante processo seletivo.

Meta 3: Mapeamento e diversificação do impacto do programa na sociedade e comunidade acadêmica

Estratégias Relacionadas: Levantamento de métricas do PPGQTA, mapeamento das competências dos docentes, participação dos docentes em Eventos como palestrantes/Organizador e sociedades científicas.

Indicador – Medida: Número de diagnóstico do perfil comportamental dos docentes/discentes e corpo técnico que contribui com PPGQTA; Produção intelectual nos e eixos da sucupira

Cronograma: 2021 a 2024 (Contínua)

Ações realizadas:

- Levantamento das métricas dos docentes;

- Planejamento da realização de pós-doutoramento no exterior;

- Divulgação das produções científicas e tecnológicas nas redes sociais;

- Atualização do researcher gate, researcherID e currículo Lattes;

- Vinculação no lattes de docentes e discentes as dissertações e teses com os discentes ou egressos e orientadores;

- Realização de seminário interno para mapear as competências dos docentes;

- Vinculação de docentes a todas as ações dos alunos;

- Oferta de disciplinas de Tópicos Especiais com temas atuais e que envolvem ações sociais e atividades de extensão;

- Organização de eventos com outros PPG’s.

 Esta meta também está vinculada ao PDI da FURG no Eixo II- Ensino de Pós-Graduação que tem como objetivo buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, tendo estratégia aumentar a visibilidade científico-acadêmica e a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação; qualificar a atuação docente para ingresso e permanência nos Programas de Pós-Graduação; e fortalecer o apoio à publicação acadêmica. As unidades da Instituição que estarão envolvidas serão Escola de Química e Alimentos – EQA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 

Os indicadores da execução da meta foram relatório de métricas do PPGQTA; cronograma de realização de estágio Pós-Doutoral; número de publicação de ações nas redes sociais; percentual de atualização do researcher gate, researcherID e currículo Lattes; percentual da vinculação no lattes das dissertações e teses entre os discentes ou egressos e docentes; realização do seminário interno ao PPG para mapear as competências dos docentes; número de participações de docentes e discentes em palestras, cursos e participação de eventos e sociedades como organização ou palestrante; número de eventos organizados pelo PPGQTA.

Meta 4: Internacionalização do programa

Estratégias relacionadas: Aumentar a participação de docentes/discentes aos editais visando a internacionalização; Disponibilizar protocolos para firmar acordos e convênios internacionais.

Indicador – Medida: Aumento de docentes com capacitação em âmbito internacional; Aumento no número de acordos e convênios internacionais; Aumento no número de discentes em mobilidade acadêmica internacional. 

Cronograma: 2021 a 2024 (Contínua)

Ações realizadas:

- Incentivo a participação de discentes para Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE com vagas disponíveis ao PPGQTA;

- Incentivo a participação de docentes em realizar convênios internacionais;

- Incentivo a realização de estágio pós-doutoral com grupo de pesquisa internacional;

   Esta meta está também está vinculada ao PDI da FURG ao Eixo II- Ensino de Pós-Graduação que tem como objetivo buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, tendo estratégia aumentar a visibilidade científico-acadêmica e a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação; ampliar a captação de professores visitantes estrangeiros e pesquisadores em estágio pós-doutoral nos cursos de Pós-Graduação; criar política institucional para capacitação docente em estágio pós- doutoral; e fortalecer a mobilidade acadêmica no país e exterior. As unidades da Instituição que estão envolvidas serão Escola de Química e Alimentos – EQA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 

Os indicadores da execução da meta foram número de alunos inscritos nos editais de mobilidade acadêmica nacional e internacional; incentivo da publicação pela tradução para língua estrangeira; número de alunos em mobilidade internacional; e número de professores em estágio pós-doutoral internacional.

 Meta 5: Fortalecimento das ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação e tecnociência solidária

Estratégias relacionadas: Apresentar a importância da PPG para a comunidade; Convidar o público-alvo e os responsáveis pelos projetos de ensino, pesquisa, cultura e extensão para um feedback da importância da Universidade para o desenvolvimento da sociedade; Apresentar os projetos sociais que o PPGQTA participa e incentivar os discentes a fazer parte das ações; Divulgar os projetos de ensino e extensão em diversos espaços, tais como, FITEC, Semana Aberta, MPU, SAEQA e demais eventos dos cursos; Promover uma rede profissional de contato com os envolvidos; Estimular os discentes a participarem de ações de empreendedorismo, inovação e tecnociência solidária.

Indicador – Medida: Grupo de estudo para a identificação dos "gargalos de formação"; Número de discentes participantes em projetos de extensão; Número de atividades (disciplinas, cursos, eventos) relacionados a empreendedorismo e inovação tecnológica; Número de cursos de extensão realizados pelo PPG; Número de eventos que será divulgado os projetos de ensino e extensão; Número de projetos de ensino, pesquisa e extensão aprovados.

Cronograma: 2022 a 2024 (Contínua)

 

Análise FOFA

Através da autoavaliação realizada com docentes, discente e técnicos, foram os parâmetros a seguir descritos:

Forças (ambiente interno): Liderança da coordenação; Liderança conjunta da coordenação com o colegiado; Decisões das lideranças para as soluções de problemas do PPG; Processo seletivo de ingresso de discentes; Atendimento da secretaria; infraestrutura e demais recursos da secretaria; Infraestrutura destinada as atividades do programa: sala de aula, laboratórios, etc.; Disponibilização de equipamentos e materiais de consumo; Disponibilidade de disciplinas ofertadas em relação aos créditos exigidos para os discentes; Incentivos do PPG para a participação em ações de internacionalização; Orientação prestada pelo seu orientador; Informações e comunicações sobre o PPG no site; Informações e comunicações sobre o PPG enviadas por email; Informações e comunicações sobre o PPG nas redes sociais (Facebook e Instagram); Qualidade das informações e comunicações enviadas por WhatsApp; Acesso aos formulários, normas, documentos e sistema de informação do PPG; Periodicidade das informações e comunicações enviadas pelo PPG; Autoavaliação: desempenho e dedicação nas disciplinas; Autoavaliação: disponibilidade para apoio técnico ao PPG; Autoavaliação: performance em relação ao cumprimento dos prazos estabelecidos; Autoavaliação: relação com o(s) seu(s) orientando(s); Autoavaliação: relação com o seu orientador; Autoavaliação: relacionamento dos docentes do PPG com o corpo técnico; Autoavaliação: sentimento de parte integrante do PPG.

Fraquezas (ambiente interno): Liderança do Colegiado; Participação discente junto ao colegiado; Liderança conjunta da coordenação com o colegiado; Decisões das lideranças para a soluções de problemas do PPG; Conhecimento quanto ao Planejamento Estratégico da PPG; Contribuição na estruturação/revisão do Planejamento Estratégico da PPG; Conhecimento quanto às metas do PPG; Processo seletivo de ingresso de discentes; Processo de acolhimento de novos discentes; Disponibilidade de bolsas para discentes; Processo de orientação acadêmica para novos discentes e demais pós-graduandos; Produção acadêmica dos discentes relacionada ao tema de suas dissertações; Dedicação dos discentes em relação as disciplinas cursadas; Cumprimento do tempo estipulado para conclusão do curso por parte dos discentes; Participação dos discentes em eventos acadêmicos nacionais; Participação dos discentes em eventos acadêmicos internacionais; Regras de credenciamento para novos docentes, Regras de (re)credenciamento para novos docentes; Atendimento da secretaria; Infraestrutura destinada as atividades do programa: sala de aula, laboratórios, etc; Disponibilização de equipamentos e materiais de consumo; Disponibilidade de apoio técnico; Segurança dos ambientes para a realização do trabalho; Disponibilidade de disciplinas ofertadas em relação aos créditos exigidos para os discentes; Pertinência das disciplinas ofertadas com as áreas e linhas de pesquisa; Aplicabilidade das disciplinas ofertadas em relação a aplicabilidade da pesquisa; Incentivos do PPG para a participação dos discentes em ações de internacionalização; Incentivos do PPG para a produção de patentes por parte dos discentes; Incentivos do PPG para a produção de patentes; Conteúdos das disciplinas do PPG; Metodologia das aulas do PPG; Informações e comunicações sobre o PPG no site; Informações e comunicações sobre o PPG nas redes sociais (Facebook e Instagram); Qualidade das informações e comunicações enviadas por WhatsApp; Acesso as informações e comunicações referentes às normas, formulários, funcionamento e demais regras do PPG; Sentimento em relação as informações e comunicações quanto ao funcionamento e demais regras do PPG; Periodicidade das informações e comunicações enviadas pelo PPG; Autoavaliação: Produção acadêmica; Autoavaliação: interação com grupos de pesquisa nacionais; Autoavaliação: interação com grupos de pesquisa internacionais; Autoavaliação: performance em relação ao cumprimento dos prazos estabelecidos; Autoavaliação: aprofundamento da sua busca por conhecimento no seu tema de pesquisa; Autoavaliação: proatividade em relação a produção acadêmica relacionada ao tema da sua dissertação/tese; Autoavaliação: participação em eventos científicos e demais atividades ofertadas pelo PPG; Autoavaliação:  participação em eventos externos; Autoavaliação: participação nas reuniões do colegiado; Autoavaliação: sentimento de pertencimento ao PPG; Autoavaliação: parte integrante do PPG; Autoavaliação: interação com grupos de pesquisa.

Oportunidades (ambiente externo): Alcance regional e nacional; Infraestrutura para pesquisa, ensino e extensão; Financiamentos de órgão de fomento para internacionalização; Formação de alto nível que reflete no sucesso dos egressos; Obter sucesso em editais de órgão de fomentos; Interação empresa/universidade - Unidade EMBRAPII.

Ameaças (ambiente externo): Baixo número de bolsas de fomento; Pandemia da Covid19; Cortes no orçamento para área de educação, em especial para a Pós-Graduação; Diminuição de interessados nos cursos de mestrado e doutorado

 

Missão do PPGQTA

Promover a pós-graduação em química tecnológica e ambiental no âmbito do ensino, da ciência, da tecnologia e da inovação, visando a capacitação profissional dos estudantes para atuação técnica, humanística e cidadã junto a sociedade.

 

Visão do PPGQTA

Atingir os quesitos de excelência definidos pela CAPES para alcançar a nota 5 até 2024.

 

Valores do PPGQTA

Dedicação: Empenho durante a jornada percorrida com foco nos resultados esperados.

Responsabilidade: Comprometimento com as pessoas e com os processos na busca de resultados individuais e institucionais.

Disciplina: Constância de conduta para o cumprimento de regras, prazos e metodologia acadêmica






Rio Grande, 02 de outubro de 2021