O PPGQTA desenvolve suas atividades na Escola de Química e Alimentos (EQA) em laboratórios situados no Campus Carreiros (na cidade de Rio Grande-RS) e no Campus SAP (na cidade de Santo Antônio da Patrulha-RS). Adicionalmente, o PPGQTA também possui docentes vinculados ao Instituto de Oceanografia (IO) da FURG. Ao todo, são 10 laboratórios na EQA-Carreiros, 2 laboratórios no IO-Carreiros e 7 laboratórios na EQA-SAP, totalizando 19 laboratórios de pesquisa. O PPGQTA também possui docentes como responsáveis por laboratórios e equipamentos no Centro Integrado de Análises (CIA) e no Centro de Microscopia Eletrônica da Região Sul (CEME-Sul). Abaixo, segue uma breve descrição dos laboratórios.
Laboratórios situados no Campus Carreiros - Escola de Química e Alimentos
- Laboratório de Análises de Compostos Orgânicos e Metais (LACOM). Docente responsável: Ednei G. Primel. Características: 50 m2 de área; no laboratório, são realizadas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de metodologias analíticas para análise de compostos orgânicos e/ou metais em amostras diversas (ecossistema costeiro, alimentos, produtos de síntese, biodiesel, entre outras).
- Laboratório de Preparo de Amostras. Docente responsável: Ednei G. Primel. Características: 30 m2 de área; no laboratório, são realizados os preparos de amostras para análise de compostos orgânicos.
- Laboratório de Micotoxinas e Ciência de Alimentos (LAMCA). Docente responsável: Jaqueline G. Buffon. Características: 140 m2 de área; o laboratório dispõe de uma infraestrutura física composta por dois laboratórios onde se realiza o desenvolvimento de métodos analíticos para serem empregados na mitigação, prevenção da contaminação e determinação da ocorrência de micotoxinas em alimentos.
- Laboratório de Eletroespectro Analítica (LEEA). Docentes responsáveis: Daiane Dias e Rodolfo Carapelli. Características: 50 m2 de área; o laboratório foca no desenvolvimento de métodos espectroscópicos e eletroquímicos para determinação de compostos orgânicos e inorgânicos em matrizes diversas, assim como estudos de caracterização em estado sólido.
- Laboratório de Pesquisa em Síntese Orgânica Sustentável (PSOS). Docentes responsáveis: Angelita M. Barcelos e Liane K. Soares. Características: 50 m2de área; o laboratório foca em projetos relacionados à síntese orgânica e química verde, preparação de novos compostos orgânicos com potencial de aplicação na área farmacológica e tecnológica, otimização de métodos clássicos de síntese, aplicando alguns dos princípios da química verde, almejando a preparação de novos alvos moleculares através de uma química sustentável.
- Laboratório de Materiais Lignocelulósicos (LAMALI) e Núcleo de Estudo Estrutural e Síntese de Heterociclos (NESSH). Docentes responsáveis: Alex F. C. Flores. Características: 80 m2 de área; o laboratório atua na síntese de materiais poliméricos, extração de subprodutos de biomassa lingocelulósica, assim como na síntese de heterociclos, precursores de heterociclos, 1,3-dicetonas trifluorometil substituídas e sua coordenação com cátions metálicos.
- Laboratório de Química Orgânica III e Grupo de Investigação de Interações Moleculares em Membranas (GIIMM). Docente responsável: Vânia R. Lima. Características: 50 m2 de área; o laboratório e o grupo atuam na produção de lipossomas, magnetolipossomas e sistemas nanocarreadores por diferentes métodos; preparo de amostras com as especificidades para análises de RMN, FTIR, UV-Vis, DLS e zeta, DSC; ensaios antioxidantes como DPPH, TBARS e FRAP.
- Laboratório de Físico-Química Aplicada e Tecnológica (LAFQAT). Docente responsável: Felipe Kessler. Características: 50 m2 de área; o foco do laboratório é a obtenção de novas substâncias e materiais, estudos de suas características físico-químicas, com ênfase nas propriedades espectroscópicas assim como viabilizar a aplicação destes novos materiais.
- Laboratório de Tecnologia Industrial (LTI). Docentes responsáveis: Tito R. S. C. Junior e Luiz A. A. Pinto. Características: 80 m2 de área, além de possuir como anexo uma sala de secagem com 50 m2 de área e uma sala de análises com 20 m2 de área; o laboratório visa a obtenção e caracterização físico-química de novos materiais aplicações para aplicações diversas, com foco no aproveitamento de resíduos e subprodutos da agroindústria, na produção de biofilmes para alimentos e na produção de nanoemulsões e encapsulamento de bioativos e alimentos.
- Laboratório de catálise e Síntese Inorgânica (LCSI). Docentes responsáveis: Marcos A. Gelesky. Características: 80 m2 de área; o laboratório realiza a síntese de compostos inorgânicos, nanopartículas metálicas e catalisadores heterogêneos.
- Sala de Espectroscopia. Espaço multiusuário da EQA que conta com equipamentos como UV-Vis, FTIR e Espectrofluorímetro.
Laboratórios situados no Campus Carreiros – Instituto de Oceanografia
- Laboratório de Hidroquímica. Docente responsável: Carlos F. F. Andrade. Características: 280 m² de área; no laboratório, realizam-se atividades de pesquisa, extensão e prestação de serviços que envolvem análises químicas de nutrientes, elementos traço e seus isótopos.
- Laboratório de Microcontaminantes Orgânicos e Ecotoxicologia Aquática (CONECO). Docente responsável: Gilberto Fillmann. Características: 400 m2 de área; no laboratório são realizadas análises de microcontaminantes orgânicos em amostras ambientais de ambientes aquáticos e atmosféricos.
- Website; Instagram
Laboratórios situados no Campus Santo Antônio da Patrulha - Escola de Química e Alimentos
- Laboratório de Análise de Resíduos e Contaminantes (LARCO). Docente responsável: Fábio F. Gonçalves. Características: 35 m2 de área; o laboratório se destina à pesquisa envolvendo análise de contaminantes orgânicos em amostras ambientais e de alimentos utilizando técnicas cromatográficas.
- Laboratório de Eletroquímica. Docente responsável: Carlos R. M. Peixoto e Fernanda Trombetta. Características: 35 m2 de área; no laboratório são realizados estudos eletroquímicos de caracterização de compostos orgânicos e inorgânicos e aplicações analíticas.
- Laboratório de Solos. Docente responsável: Carlos R. M. Peixoto. Características: 50 m2 de área; no laboratório são realizadas análises físico-químicas de amostras de solos.
- Laboratório de catálise. Docente responsável: Carla W. Scheeren. Características: 35 m2 de área; o laboratório trabalha na síntese de nanocatalisadores metálicos, caracterização e aplicação em áreas como alimentícia, biológica, ambiental e petroquímica.
- Laboratório de Síntese Orgânica Catalítica (LSO[Cat]). Docente responsável: Gilber R. Rosa. Características: 60 m2 de área; no laboratório são desenvolvidos novos materiais com aplicação na catálise de acoplamento.
- Laboratório de Síntese Orgânica e de Desenvolvimento de Nanomateriais. Docente responsável: Marcelo de Godoi. Características: 35 m2 de área; no laboratório, são desenvolvidas pesquisas na área de síntese orgânica, sintetizando moléculas orgânicas contendo calcogênios através do uso de metodologias que vão de encontro com a química verde.
Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais. Docente responsável: Neusa F. Moura. Características: 55 m2 de área; o laboratório trabalha com extração e isolamento de metabólitos secundários.
Centros Multiusuários
Infraestrutura do Centro Integrado de Análises (CIA-FURG)
O CIA-FURG possui prédio próprio, ocupando uma área de 700 m2, e conta com equipamentos para análises por Ressonância Magnética Nuclear (RMN), Analisador Termogravimétrico (TGA), Calorímetro de Varredura Diferencial (DSC), Analisador Superficial (BET), Cromatografia Líquida com Detecção por Ultravioleta e Índice de Refração (HPLC-UV-RID), Cromatografia Gasosa com Detecção por Espectrometria de Massas em Série (GC-MS/MS), Espectrometria de Massas de Razões Isotópicas (IRMS), Espectrometria de Absorção Atômica de Alta Resolução com Fonte Contínua (HR-CS-AAS) e Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP- MS). Abaixo, estão listados os laboratórios que compõem o CIA.
- Laboratório de Espectrometria Atômica (DP do PPGQTA responsável: Bruno M. Soares): HR-CS AAS, ICP-MS, Forno Micro-ondas, destilador de ácidos sub-boiling.
- Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (DP’s do PPGQTA responsáveis: Angelita M. Barcelos): RMN 400 MHz.
- Laboratório de Cromatografia Gasosa (DPs do PPGQTA responsáveis: Karina L. Soares): GC-MS/MS.
- Laboratório de Análises Térmicas (DPs do PPGQTA responsáveis: Felipe Kessler e Tito R. S. C. Junior): TGA, DSC, BET.
Infraestrutura do CEME-SUL
O CEME-Sul possui prédio próprio, ocupando uma área de 236 m2, com infraestrutura em microscopia eletrônica, microscopia confocal, difração de raios-X e um laboratório de nanobiotecnologia equipado com um homogeneizador à alta pressão. O Centro possui equipamentos de grande porte (EGP) e equipamentos para preparação de amostras (EPA). EGP: Microscópio Eletrônico de Transmissão de 120 keV, Jeol, JEM-1400, acoplado com microssonda de EDS; Microscópio Eletrônico de Varredura, em modo alto e baixo vácuo, Jeol, JSM - 6610LV, com microssonda de EDS; Microscópio Confocal Invertido de Varredura a Laser, Leica, TCS SP8; Difratômetro de Raios X com câmara para temperaturas criogênicas, Bruker, D8 Advance; Homogeneizador a alta pressão EmulsiFlex - C3, Avestin. EPA: "Sputtering" de ouro e de carbono - Denton Vacuum Desk V; "Ponto Crítico" Autosamdri - 815 série A; "Ultramicrótomo" - Powertome Ultramicrotomes X e Interferômetro para medição de superfícies em escala nano e subnanométrica.