-
Turma 2025/1 - Doutorado
-
Turma 2024/2 - Doutorado
-
Egressos 2024
Egresso Titulação Ocupação ALAN CARLOS DE ALMEIDA Mestrado Aluno de Doutorado, PPGQTA, FURG, Rio Grande-RS ANA PAULA LOPES DE MELO Doutorado Professora substituta, IFSC, Lages-SC ANY CARTAGENA PIMENTA BARRONCA Mestrado Aluna de Doutorado, USP, São Paulo-SP CAROLINE ATHAIDES MILER Mestrado Aluna de Doutorado, UFSM, Santa Maria-RS DANIELE GOMES MULLER Doutorado Pós-doc, FURG, Rio Grande-RS EDIANE PATRICIA PEDROSA BRAGA Mestrado Aluna de Doutorado, PPGQTA, FURG, Rio Grande-RS ELIZANGELA GONCALVES Mestrado Não localizada ENILIN DE MENDONCA DE AZEVEDO Mestrado Não localizada IDELSO CANDIDO PEREIRA JUNIOR Mestrado Auxiliar de laboratório, Universidade de PAsso Fundo, Passo Fundo-RS ISIS ANDRESSA RIBEIRO DE ARAUJO Mestrado Professora, Governo do Estado do RS JULIANE MARQUES DOS SANTOS Doutorado Técnica de laboratório, FURG, São Lourenço do Sul-RS JULIANE NATALIA LIMA DA SILVA Doutorado Pós-doc PDJ, FURG, Rio Grande-RS KELI ARRUDA DA SILVA Mestrado Aluna de Doutorado, PPGQTA, FURG, Rio Grande-RS LAISA TEIXEIRA DA SILVA Mestrado Química Industrial, Moinhos Prifal Ltda, Canoas-RS LISLIANE KICKOFEL Mestrado Aluna de Doutorado, PPGQTA, FURG, Rio Grande-RS MATHEUS HENRIQUE OLIVEIRA DE SOUSA Doutorado Pós-doc, PPGQTA, FURG, Santo Antônio da Patrulha-RS RAFAEL GERHARDT Doutorado Agente local de inovação no programa ALI Ecossistemas, SEBRAE, Santa Cruz do Sul-RS ROMULO HENRIQUE BATISTA DE FARIAS Doutorado Professor Adjunto, UFPel, Pelotas-RS SABRINE DE ARAUJO AQUINO Doutorado Técnica de laboratório, UFPel, Pelotas-RS TAINA MARIA SAUGO Mestrado Analista de laboratório, Ambios Laboratório Ambiental, Erechim-RS -
Egressos 2023
Egresso Titulação Ocupação ALCIONE VIERO DE BASTOS Doutorado Professor, Governo do estado do RS, Jaguari-RS CASSIANE ORO Mestrado Técnica Especialista em Cromatografia, ECOCERTA Centro de Análises, Caxias do Sul-RS JOSELAINE DOS SANTOS DIAS Mestrado Não localizada MARILIA GUIDOTTI CORREA Doutorado Técnica de laboratório, UFPel, Pelotas-RS NATIELE KLEEMANN Doutorado Engenheira de Segurança do Trabalho, Prefeitura Municipal de Pelotas, Pelotas-RS ROBERTA MAQUILANE FAUSTINA CORREA DE ALMEIDA Mestrado Não localizada TAIS PORT HARTZ Mestrado Engenheira Química, Prefeitura Municipal de Taquara, Taquara-RS -
Egressos 2022
Egresso Titulação Ocupação ALEXANDRE PICCININI Doutorado Extensionista Rural, EMATER-RS ANA CLAUDIA BEDUHN LUCKOW Mestrado Aluna de Doutorado, FURG, Rio Grande-RS ANDREI VALLERAO IGANSI Doutorado Técnico de laboratório, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande-RS CAMILA PEREIRA GRANDINI Doutorado Escola Estadual E. M. Profa Gregória de Mendonça CARLOS AUGUSTO BARBOSA DA SILVA Doutorado Pesquisador, FURG, Rio Grande-RS CLARISSA HELENA ROSA Doutorado Técnica de laboratório, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha-RS CRISTIANE RENATA SCHMITT Doutorado Pós-doc, UNICAMP, Campinas-SP DANIEL RAPACHI Mestrado Aluno de Doutorado, FURG, Rio Grande-RS FELIPE ABREU DA SILVA Doutorado Professor de Química, SESI FLAVIO ROBERTO SOKAL Mestrado Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina GABRIELA BOHM MILANI Mestrado Técnica de laboratório, UFRGS, Porto Alegre-RS JULIANA MARTINS DIAS Mestrado Aluna de Doutorado, PPGQTA, FURG, Rio Grande-RS LAINIDE APARECIDA DE OLIVEIRA Mestrado Especialista em coating, Santa Maria, Guarapuava-PR LEANDRO SILVA DE ALMEIDA Doutorado Pesquisador, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS LEONARDO SCHAIDHAUER DUARTE Doutorado Analista de desenvolvimento de produto, Vibra Energia, Rio de Janeiro-RJ MARCIA VICTORIA SILVEIRA Doutorado Técnica de laboratório, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande-RS MARIA CAROLINA SALUM BULHOSA Doutorado Não localizada MELISSA DE SOUZA SOARES Mestrado Analista de laboratório, Tecnovidro, Farroupilha-RS MONIKA GRAZIELLE HEINEMANN Doutorado Técnica de Produção Júnior, Bianchini S. A., Rio Grande-RS RENATA FONTES ONGARATTO Doutorado Técnica de laboratório, UFPel, Pelotas-RS TAIS BARCELOS GOULART Doutorado Pós-doc, UFPel, Pelotas-RS VINICIUS MACIEL DA SILVA Mestrado Não localizado VIVIANE DE CARVALHO ARABIDIAN Mestrado Aluna de Doutorado, PPGQTA, FURG, Rio Grande-RS -
PPGQTA convida para Defesa de Dissertação - Cassiane Oro
O PPGQTA convida para a defesa de tese da discente Cassiane Oro, sob orientação do Prof. Dr. Felipe Kessler, que ocorrerá no dia 31/07/2023, às 08h30 min. Quem estiver interessado em assistir pode acessar o link em https://meet.google.com/hpg-gwfd-yqn
-
Planejamento Estratégico e Autoavaliação
-
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica em Ambiental (PPGQTA) foi idealizado considerando-se principalmente (i) a necessidade de se ter um programa de pós-graduação em Química no extremo Sul do país, (ii) a região ser bastante empobrecida mas (iii) apresentar elevado potencial tecnológico e (iv) a vocação da instituição ser voltada para os ecossistemas costeiros e oceânicos. O PPGQTA entrou em funcionamento em janeiro 2007 (DOU portaria N0 73 17/01/2007) e a partir de 2012 obteve-se a autorização do funcionamento do Doutorado (conceito 4 - presente até o momento).
O principal objetivo do programa é oferecer aos pós-graduandos uma formação profissional com perfil para atuar em ensino, pesquisa e extensão em Química. O egresso estará apto a desenvolver pesquisas consistentes e prioritárias para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e, particularmente, para a sociedade e o meio ambiente. Além das disciplinas tradicionalmente oferecidas nos cursos de pós-graduação com formação generalista em Química como, por exemplo, Química Analítica Avançada, Química Orgânica Avançada, Química Inorgânica Avançada e Físico-Química Avançada, o curso oferece disciplinas de cunho tecnológico e ambiental de alto nível.
O PPGQTA possibilita ao egresso implantar métodos laboratoriais inovadores, agregar valor a matérias primas renováveis, desenvolver novos compostos e materiais, produzir em escala piloto, desenvolver métodos analíticos ambientalmente corretos, atuar no controle de qualidade assim como aplicar procedimentos de certificação. Além disso, os egressos desenvolvem a expertise para elaboração e execução de projetos específicos, originais e bem fundamentados que situam-se na fronteira do conhecimento sendo de elevada relevância estratégica para a região e país.
Até o momento o PPGQTA já formou mais de 158 mestres e 54 doutores dentro das quatro linhas de pesquisa do programa, que são:
- Síntese, Isolamento, Caracterização e Aplicação de Compostos Inorgânicos;
- Química Analítica Ambiental;
- Síntese, Isolamento, Caracterização e Aplicação Biológica e Tecnológica de Compostos Orgânicos;
- Preparação, Caracterização Físico-Química e Aplicação de Materiais e Desenvolvimento de Modelos Moleculares;
Para os interessados em realizar os cursos de mestrado e doutorado acadêmico conosco, o programa realizada duas seleções anuais dentro e fora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Nossos egressos atuam em diversas instituições de ensino (nacionais e internacionais) e pesquisa, como servidores e pesquisadores (técnicos ou docentes).
A missão do programa é promover a pós-graduação em química tecnológica e ambiental no âmbito do ensino, da ciência, da tecnologia e da inovação, visando a capacitação profissional dos estudantes para atuação técnica, humanística e cidadã junto a sociedade.
Navegue no nosso site e conheça um pouco mais sobre o PPGQTA!!
O curso de doutorado em Química surgiu com a evolução do curso de mestrado em Química Tecnológica e Ambiental e com o incremento do quadro de professores adjuntos (efetivos e com dedicação exclusiva) da Escola de Química e Alimentos nos últimos seis anos. Este quadro começou a ser renovado a partir da contratação de doutores em Química, provenientes de diferentes instituições de ensino, buscando a reestruturação dos cursos de graduação em Química Licenciatura, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e criação dos recentes cursos de Química Bacharelado, Engenharia Agroindustrial (Agroquímica e Indústrias Alimentícias) e Engenharia Bioquímica na unidade.
O desenvolvimento de projetos voltados para a área Química iniciou em 2002, a partir da associação de um docente com formação em Química, recém contratado, com um dos docentes do quadro da área de Engenharia Química e através da associação destes com outros pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Oceanografia e Engenharia e Ciência de Alimentos. Destas associações surgiram os primeiros projetos aprovados e os primeiros trabalhos, os quais ainda estão englobados e tem grande importância nesta proposta.
Em 2004, visando alavancar o desenvolvimento da pesquisa em Química na instituição, após a contratação de outros docentes da área de Química Ambiental, foi formado um grupo que participou ativamente na busca de recursos, infra-estrutura analítica, cooperação e intercâmbio para desenvolver projetos de pesquisa e trabalhar na elaboração da proposta para a criação do curso de mestrado em Química Tecnológica e Ambiental. Porém somente em 2006, o Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental em nível de Mestrado foi aprovado e teve sua primeira seleção em dezembro do mesmo ano. A primeira defesa de dissertação ocorreu em dezembro de 2008, sendo que até o momento foram titulados 50 mestres.
Após a primeira avaliação trienal (2007-2009), o Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental atingiu o conceito 4. Em vista da crescente demanda por doutores em Química, especialmente na metade sul do RS, com o incremento do número de docentes com formação em Química e do considerável crescimento e amadurecimento do curso de mestrado em QTA.
Em 2011, os docentes da FURG trabalharam na proposta de criação do curso de doutorado em Química, a qual foi recomendada pela CAPES. O curso de doutorado em Química, com áreas de concentração em química orgânica, analítica, inorgânica e físico-química conta com a participação de doze docentes permanentes da FURG, dos quais cinco são pesquisadores bolsistas de produtividade do CNPq, tendo a maioria com orientações de doutorado ou mestrado concluídas e com experiência em outros programas já consolidados na Instituição. Estes docentes têm participação efetiva no curso, atuando na orientação, ministrando disciplinas e nas linhas de pesquisa. O corpo docente conta, ainda, com a participação de um docente colaborador para atuar sistematicamente e regularmente no desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa. Embora o grupo seja constituído em sua maioria de jovens doutores, estes possuem boa experiência em orientações, uma produção científica expressiva em periódicos com fator de impacto relevante, além de coordenarem e colaborarem conjuntamente em vários projetos de pesquisa recentemente aprovados em parcerias com órgãos de fomentos federais e estaduais, indústrias e empresas que precisam de recursos humanos qualificados, alunos de mestrado e doutorado, para darem andamento às pesquisas.
Cabe destacar que o curso de mestrado, durante os quase cinco anos de funcionamento, possibilitou à FURG, através dos docentes que atuam no curso, obter uma boa inserção regional, nacional e internacional na área de Química. Essa inserção foi possível devido a cooperações via projetos de pesquisa com outras instituições como o Projeto Casadinho (FAPERGS), as premiações de trabalhos em congressos da área de Química (Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas de 2008 e Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química de 2010 e 2012, Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul de 2010, Prêmio Invetor Petrobras 2009 e 2010), as cooperações internacionais com pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Eslovênia, Peru e Uruguai, além da organização da XVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul em 2009, que foi considerado um marco nos eventos regionais.
Dentro da característica do grupo e considerando que as fronteiras da Química se alargaram muito nos últimos anos e que a química deve preservar suas raízes, pois tem um impacto, econômico e social significativo na região, nossa proposta em nível de doutorado, baseia-se em três aspectos fundamentais: O primeiro é que a Química deve produzir, isolar e modificar moléculas utilizando metodologias limpas e elegantes.
O segundo está baseado no desenvolvimento de novas metodologias analíticas para a identificação, monitoramento, controle de qualidade e certificação dos produtos obtidos.
O terceiro é que a Química pode e deve mudar de escala, indo do estágio da bancada ao produto, desenvolvendo processos mais econômicos, buscando solucionar diversos problemas ambientais e energéticos, completando a cadeia Pesquisa-Tecnologia-Aplicação, integrando a realidade nacional/regional, com foco na formação de recursos humanos.