Destaques

  • PPGQTA convida para Defesa de Dissertação - Cassiane Oro

    O PPGQTA convida para a defesa de tese da discente Cassiane Oro, sob orientação do Prof. Dr. Felipe Kessler, que ocorrerá no dia 31/07/2023, às 08h30 min. Quem estiver interessado em assistir pode acessar o link em https://meet.google.com/hpg-gwfd-yqn

  • Planejamento Estratégico

    Planejamento estratégico – PPGQTA

    2021-2024

     

    O Planejamento Estratégico do PPGQTA encontra-se articulado com as ações no âmbito da Unidade Acadêmica -Escola de Química e Alimentos, da Diretoria de Pós-Graduação e das políticas da Universidade. Em âmbito institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), definiu os seguintes objetivos para o período de 2019-2022: 1) “buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu; e 2) ampliar a oferta de cursos de Pós-Graduação stricto sensu”. Estes, estão desmembrados em inúmeras estratégias que subsidiam e regulam a elaboração dos planos de ação anuais que contribuem com a gestão do PPGQTA.

    O planejamento das ações do PPGQTA decorre dos objetivos do curso e do acompanhamento realizado por meio dos processos de autoavaliação e de avaliação externa: coleta anual da Plataforma Sucupira, Seminários de Meio Termo e Avaliação Quadrienal. O planejamento do PPGQTA também segue as instruções da Comissão Interna de Administração e Planejamento (CIAP) da EQA, Comissão Própria de Avaliação da FURG (CPA) e o Planejamento Estratégico da Instituição coordenado pela PROPLAD/FURG. A partir do ano de 2017, a CIAP vem auxiliando o Programa na organização de metas e atividades segundo o PDI Institucional.

     No ano de 2019 foi realizado um fórum no programa, onde foi discutido as ações futuras do PPGQTA, tendo como objetivo o fortalecimento do curso. Neste momento foi sugerido a criação de uma Comissão de Planejamento para em primeiro momento realizar o planejamento do programa em consonância ao PDI da FURG e após auxiliar na organização de ações para atingir as metas (destaca-se que a avaliação da execução das metas vem sendo acompanhada anualmente).

    Até este momento, as metas estão sendo executadas conforme o planejamento e execução das atividades descritas tendo como base a qualificação de cada docente visando a formação profissional de qualidade aos discentes, com uma estrutura curricular diversificada e correlata às linhas de pesquisas existentes, o que tem refletido tanto na formação de recursos humanos e na qualidade das produções geradas.  Além disto, o credenciamento contínuo de jovens doutores (política adotada pelo programa desde sua criação) e a consolidação das linhas de pesquisas permitem a interligação das áreas e atuação com outros PPGs, uma vez que os docentes têm atuado de forma multidisciplinar e em colaboração intra e interinstitucional.

    Os processos de autoavaliação neste quadriênio envolveram pesquisas de avaliação da atuação do docente, discente, biblioteca, e do ensino remoto, que culminaram em observações importantes que podem contribuir para o processo de ensino, pesquisa, inovação e extensão do PPGQTA. A autoavaliação também envolveu discussões internas envolvendo corpo docente e discente sobre a estrutura curricular, dados quantitativos e qualitativos de produção intelectual, relacionamento interpessoais, etc. Estas discussões possibilitaram destacar os pontos fracos e fortes do Programa, e ainda orientar o planejamento estratégico assim como a definição das metas a seguir descritas:

    Meta 1: Atualização estrutural do PPGQTA considerando a normativa atual da CAPES assim como as necessidades de formação discente.

    Estratégias relacionadas: Buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu; Aumentar a visibilidade científico-acadêmica e a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação; Aprimorar os processos de autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação, considerando os parâmetros da avaliação institucional e da avaliação externa.

    Indicador – Medida: Aumento no número de artigos qualificados total por ano. - Porcentagem (30%); Aumento no número de depósitos de patentes

    Cronograma: 2021 a 2023

     Ações já realizadas:

    - Organização/definição do registro de projetos na Plataforma Sucupira: todos os projetos foram reorganizados;

    - Atualização dos planos de ensino das disciplinas ofertadas: as disciplinas foram avaliadas quanto a ementa, conteúdos e bibliografia utilizada considerando sistema de avaliação docente pelo discente e comentários realizados nos Fóruns de autoavalição;

    - Implementação e regularização dos convênios do PPGQTA com empresas e outras instituições: criou-se um protocolo com os procedimentos necessários para regularização de convênios com diferentes empresas/instituições nacionais e internacionais. Este protocolo está auxiliando a efetivação da assinatura dos convênios entre os grupos envolvidos;

    - Organização e implementação do Plano Estratégico do Programa através de Comissão Especial, e sua adequação ao PDI Institucional: implementou-se a Comissão de Planejamento Estratégico a formalizou-se a construção das metas, levantamento dos pontos fracos e fortes, oportunidades de melhoria do PPG;

    - Criação de uma comissão para realização de processos de autoavaliação;

    - Busca de alternativas/ferramentas para aulas com interatividades on-line: algumas disciplinas estão sendo realizadas de forma híbrida ou remota (estando em consonância com a Instrução Normativa PROPESP/FURG n° 1, de 04 de abril de 2022);

    - Divulgação do programa nas redes sociais e na comunidade: novos canais de mídia como Instagram (ppgqta_furg), facebook (Ppgqta Furg), LinkedIn (PPGQTA FURG) foram criados e são constantemente alimentados;

    Esta meta está vinculada ao PDI da FURG (https://pdi.furg.br/images/PDI_2019-2022_-_21052019.pdf) no Eixo II- Ensino de Pós-Graduação que tem como objetivo buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, tendo estratégia fortalecer os programas institucionais de apoio à qualificação dos cursos. As unidades da Instituição que estarão envolvidas serão Escola de Química e Alimentos – EQA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 

    Os indicadores da execução da meta foram listados com número de projetos por área cadastrado na sucupira; número de disciplinas atualizadas (todas as disciplinas do QSL); número de convênios cadastrados; inserção das metas do PPGQTA no sistema; perfil nas mídias sociais e ativo (facebook, Instagram); número de ações vinculado ao Projeto de extensão; portaria de indicação da Comissão de Planejamento do PPGQTA; disponibilização do questionário para processo de avaliação.

    Meta 2: Aumento e consolidação da formação qualificada de recursos humanos do programa e sua vocação institucional e avaliar a influência da formação na comunidade.

    Estratégias relacionadas: Realizar o levantamento semestral de dados de produção intelectual do PPGQTA, buscando a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu; Aprimorar os processos de autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação, considerando os parâmetros da avaliação institucional e da avaliação externa.

    Indicador – Medida: Número de produção intelectual total do PPG; Número de artigos científicos qualificados por docente; Número de patentes por docente

    Cronograma: 2021 a 2024 (Contínua)

    Ações realizadas:

    - Avaliação e estímulo à produção científica e técnica de docente com discente: foi realizada a avaliação de dados qualitativa e quantitativamente por docentes permanentes quanto a produção qualificada;

    - Destino de parte da verba do PROAP a correção de língua inglesa em artigos qualificados;

    - Criação de um formulário contínuo on-line para obter informações referentes aos egressos contribuindo com o PPGQTA e o Portal do Egresso da FURG;

    - Disponibilização no site do programa do destino dos egressos;

    - Ampliação das redes sociais com a inclusão dos egressos, discentes e docentes;

    - Cumprimento das regras do programa referente a disponibilização de vagas em seleções;

     Esta meta está também vinculada ao PDI da FURG no Eixo II- Ensino de Pós-Graduação que tem como objetivo buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, tendo estratégia fortalecer os programas institucionais de apoio à qualificação dos cursos. As unidades da Instituição que estarão envolvidas serão Escola de Química e Alimentos – EQA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 

    Os indicadores da execução dessa meta foram o número de artigos qualificados total por ano; número de artigos qualificados por área por ano; número de artigos qualificados de docente por ano; razão entre qualificados e não qualificado (total, por área e por docente); porcentagem do verba PROAP para correção de língua inglesa de artigos; formulário no google doc destinados aos egressos; percentual de egressos, discentes e docentes conectados nas redes sociais; número de alunos por orientador visando uniformizar as orientações e disponibilização de vagas durante processo seletivo.

    Meta 3: Mapeamento e diversificação do impacto do programa na sociedade e comunidade acadêmica

    Estratégias Relacionadas: Levantamento de métricas do PPGQTA, mapeamento das competências dos docentes, participação dos docentes em Eventos como palestrantes/Organizador e sociedades científicas.

    Indicador – Medida: Número de diagnóstico do perfil comportamental dos docentes/discentes e corpo técnico que contribui com PPGQTA; Produção intelectual nos e eixos da sucupira

    Cronograma: 2021 a 2024 (Contínua)

    Ações realizadas:

    - Levantamento das métricas dos docentes;

    - Planejamento da realização de pós-doutoramento no exterior;

    - Divulgação das produções científicas e tecnológicas nas redes sociais;

    - Atualização do researcher gate, researcherID e currículo Lattes;

    - Vinculação no lattes de docentes e discentes as dissertações e teses com os discentes ou egressos e orientadores;

    - Realização de seminário interno para mapear as competências dos docentes;

    - Vinculação de docentes a todas as ações dos alunos;

    - Oferta de disciplinas de Tópicos Especiais com temas atuais e que envolvem ações sociais e atividades de extensão;

    - Organização de eventos com outros PPG’s.

     Esta meta também está vinculada ao PDI da FURG no Eixo II- Ensino de Pós-Graduação que tem como objetivo buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, tendo estratégia aumentar a visibilidade científico-acadêmica e a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação; qualificar a atuação docente para ingresso e permanência nos Programas de Pós-Graduação; e fortalecer o apoio à publicação acadêmica. As unidades da Instituição que estarão envolvidas serão Escola de Química e Alimentos – EQA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 

    Os indicadores da execução da meta foram relatório de métricas do PPGQTA; cronograma de realização de estágio Pós-Doutoral; número de publicação de ações nas redes sociais; percentual de atualização do researcher gate, researcherID e currículo Lattes; percentual da vinculação no lattes das dissertações e teses entre os discentes ou egressos e docentes; realização do seminário interno ao PPG para mapear as competências dos docentes; número de participações de docentes e discentes em palestras, cursos e participação de eventos e sociedades como organização ou palestrante; número de eventos organizados pelo PPGQTA.

    Meta 4: Internacionalização do programa

    Estratégias relacionadas: Aumentar a participação de docentes/discentes aos editais visando a internacionalização; Disponibilizar protocolos para firmar acordos e convênios internacionais.

    Indicador – Medida: Aumento de docentes com capacitação em âmbito internacional; Aumento no número de acordos e convênios internacionais; Aumento no número de discentes em mobilidade acadêmica internacional. 

    Cronograma: 2021 a 2024 (Contínua)

    Ações realizadas:

    - Incentivo a participação de discentes para Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE com vagas disponíveis ao PPGQTA;

    - Incentivo a participação de docentes em realizar convênios internacionais;

    - Incentivo a realização de estágio pós-doutoral com grupo de pesquisa internacional;

       Esta meta está também está vinculada ao PDI da FURG ao Eixo II- Ensino de Pós-Graduação que tem como objetivo buscar a excelência dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, tendo estratégia aumentar a visibilidade científico-acadêmica e a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação; ampliar a captação de professores visitantes estrangeiros e pesquisadores em estágio pós-doutoral nos cursos de Pós-Graduação; criar política institucional para capacitação docente em estágio pós- doutoral; e fortalecer a mobilidade acadêmica no país e exterior. As unidades da Instituição que estão envolvidas serão Escola de Química e Alimentos – EQA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 

    Os indicadores da execução da meta foram número de alunos inscritos nos editais de mobilidade acadêmica nacional e internacional; incentivo da publicação pela tradução para língua estrangeira; número de alunos em mobilidade internacional; e número de professores em estágio pós-doutoral internacional.

     Meta 5: Fortalecimento das ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação e tecnociência solidária

    Estratégias relacionadas: Apresentar a importância da PPG para a comunidade; Convidar o público-alvo e os responsáveis pelos projetos de ensino, pesquisa, cultura e extensão para um feedback da importância da Universidade para o desenvolvimento da sociedade; Apresentar os projetos sociais que o PPGQTA participa e incentivar os discentes a fazer parte das ações; Divulgar os projetos de ensino e extensão em diversos espaços, tais como, FITEC, Semana Aberta, MPU, SAEQA e demais eventos dos cursos; Promover uma rede profissional de contato com os envolvidos; Estimular os discentes a participarem de ações de empreendedorismo, inovação e tecnociência solidária.

    Indicador – Medida: Grupo de estudo para a identificação dos "gargalos de formação"; Número de discentes participantes em projetos de extensão; Número de atividades (disciplinas, cursos, eventos) relacionados a empreendedorismo e inovação tecnológica; Número de cursos de extensão realizados pelo PPG; Número de eventos que será divulgado os projetos de ensino e extensão; Número de projetos de ensino, pesquisa e extensão aprovados.

    Cronograma: 2022 a 2024 (Contínua)

     

    Análise FOFA

    Através da autoavaliação realizada com docentes, discente e técnicos, foram os parâmetros a seguir descritos:

    Forças (ambiente interno): Liderança da coordenação; Liderança conjunta da coordenação com o colegiado; Decisões das lideranças para as soluções de problemas do PPG; Processo seletivo de ingresso de discentes; Atendimento da secretaria; infraestrutura e demais recursos da secretaria; Infraestrutura destinada as atividades do programa: sala de aula, laboratórios, etc.; Disponibilização de equipamentos e materiais de consumo; Disponibilidade de disciplinas ofertadas em relação aos créditos exigidos para os discentes; Incentivos do PPG para a participação em ações de internacionalização; Orientação prestada pelo seu orientador; Informações e comunicações sobre o PPG no site; Informações e comunicações sobre o PPG enviadas por email; Informações e comunicações sobre o PPG nas redes sociais (Facebook e Instagram); Qualidade das informações e comunicações enviadas por WhatsApp; Acesso aos formulários, normas, documentos e sistema de informação do PPG; Periodicidade das informações e comunicações enviadas pelo PPG; Autoavaliação: desempenho e dedicação nas disciplinas; Autoavaliação: disponibilidade para apoio técnico ao PPG; Autoavaliação: performance em relação ao cumprimento dos prazos estabelecidos; Autoavaliação: relação com o(s) seu(s) orientando(s); Autoavaliação: relação com o seu orientador; Autoavaliação: relacionamento dos docentes do PPG com o corpo técnico; Autoavaliação: sentimento de parte integrante do PPG.

    Fraquezas (ambiente interno): Liderança do Colegiado; Participação discente junto ao colegiado; Liderança conjunta da coordenação com o colegiado; Decisões das lideranças para a soluções de problemas do PPG; Conhecimento quanto ao Planejamento Estratégico da PPG; Contribuição na estruturação/revisão do Planejamento Estratégico da PPG; Conhecimento quanto às metas do PPG; Processo seletivo de ingresso de discentes; Processo de acolhimento de novos discentes; Disponibilidade de bolsas para discentes; Processo de orientação acadêmica para novos discentes e demais pós-graduandos; Produção acadêmica dos discentes relacionada ao tema de suas dissertações; Dedicação dos discentes em relação as disciplinas cursadas; Cumprimento do tempo estipulado para conclusão do curso por parte dos discentes; Participação dos discentes em eventos acadêmicos nacionais; Participação dos discentes em eventos acadêmicos internacionais; Regras de credenciamento para novos docentes, Regras de (re)credenciamento para novos docentes; Atendimento da secretaria; Infraestrutura destinada as atividades do programa: sala de aula, laboratórios, etc; Disponibilização de equipamentos e materiais de consumo; Disponibilidade de apoio técnico; Segurança dos ambientes para a realização do trabalho; Disponibilidade de disciplinas ofertadas em relação aos créditos exigidos para os discentes; Pertinência das disciplinas ofertadas com as áreas e linhas de pesquisa; Aplicabilidade das disciplinas ofertadas em relação a aplicabilidade da pesquisa; Incentivos do PPG para a participação dos discentes em ações de internacionalização; Incentivos do PPG para a produção de patentes por parte dos discentes; Incentivos do PPG para a produção de patentes; Conteúdos das disciplinas do PPG; Metodologia das aulas do PPG; Informações e comunicações sobre o PPG no site; Informações e comunicações sobre o PPG nas redes sociais (Facebook e Instagram); Qualidade das informações e comunicações enviadas por WhatsApp; Acesso as informações e comunicações referentes às normas, formulários, funcionamento e demais regras do PPG; Sentimento em relação as informações e comunicações quanto ao funcionamento e demais regras do PPG; Periodicidade das informações e comunicações enviadas pelo PPG; Autoavaliação: Produção acadêmica; Autoavaliação: interação com grupos de pesquisa nacionais; Autoavaliação: interação com grupos de pesquisa internacionais; Autoavaliação: performance em relação ao cumprimento dos prazos estabelecidos; Autoavaliação: aprofundamento da sua busca por conhecimento no seu tema de pesquisa; Autoavaliação: proatividade em relação a produção acadêmica relacionada ao tema da sua dissertação/tese; Autoavaliação: participação em eventos científicos e demais atividades ofertadas pelo PPG; Autoavaliação:  participação em eventos externos; Autoavaliação: participação nas reuniões do colegiado; Autoavaliação: sentimento de pertencimento ao PPG; Autoavaliação: parte integrante do PPG; Autoavaliação: interação com grupos de pesquisa.

    Oportunidades (ambiente externo): Alcance regional e nacional; Infraestrutura para pesquisa, ensino e extensão; Financiamentos de órgão de fomento para internacionalização; Formação de alto nível que reflete no sucesso dos egressos; Obter sucesso em editais de órgão de fomentos; Interação empresa/universidade - Unidade EMBRAPII.

    Ameaças (ambiente externo): Baixo número de bolsas de fomento; Pandemia da Covid19; Cortes no orçamento para área de educação, em especial para a Pós-Graduação; Diminuição de interessados nos cursos de mestrado e doutorado

     

    Missão do PPGQTA

    Promover a pós-graduação em química tecnológica e ambiental no âmbito do ensino, da ciência, da tecnologia e da inovação, visando a capacitação profissional dos estudantes para atuação técnica, humanística e cidadã junto a sociedade.

     

    Visão do PPGQTA

    Atingir os quesitos de excelência definidos pela CAPES para alcançar a nota 5 até 2024.

     

    Valores do PPGQTA

    Dedicação: Empenho durante a jornada percorrida com foco nos resultados esperados.

    Responsabilidade: Comprometimento com as pessoas e com os processos na busca de resultados individuais e institucionais.

    Disciplina: Constância de conduta para o cumprimento de regras, prazos e metodologia acadêmica






    Rio Grande, 02 de outubro de 2021

  • Apresentação

                

         O Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica em Ambiental (PPGQTA) foi idealizado considerando-se principalmente (i) a necessidade de se ter um programa de pós-graduação em Química no extremo Sul do país, (ii) a região ser bastante empobrecida mas (iii) apresentar elevado potencial tecnológico e (iv) a vocação da instituição ser voltada para os ecossistemas costeiros e oceânicos. O PPGQTA entrou em funcionamento em janeiro 2007 (DOU portaria N0 73 17/01/2007) e a partir de 2012 obteve-se a autorização do funcionamento do Doutorado (conceito 4 - presente até o momento).

     

         O principal objetivo do programa é oferecer aos pós-graduandos uma formação profissional com perfil para atuar em ensino, pesquisa e extensão em Química. O egresso estará apto a desenvolver pesquisas consistentes e prioritárias para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e, particularmente, para a sociedade e o meio ambiente. Além das disciplinas tradicionalmente oferecidas nos cursos de pós-graduação com formação generalista em Química como, por exemplo, Química Analítica Avançada, Química Orgânica Avançada, Química Inorgânica Avançada e Físico-Química Avançada, o curso oferece disciplinas de cunho tecnológico e ambiental de alto nível.

     

         O PPGQTA possibilita ao egresso implantar métodos laboratoriais inovadores, agregar valor a matérias primas renováveis, desenvolver novos compostos e materiais, produzir em escala piloto, desenvolver métodos analíticos ambientalmente corretos, atuar no controle de qualidade assim como aplicar procedimentos de certificação.  Além disso, os egressos desenvolvem a expertise para elaboração e execução de projetos específicos, originais e bem fundamentados que situam-se na fronteira do conhecimento sendo de elevada relevância estratégica para a região e país.

     

         Até o momento o PPGQTA já formou mais de 158 mestres e 54 doutores dentro das quatro linhas de pesquisa do programa, que são:

    - Síntese, Isolamento, Caracterização e Aplicação de Compostos Inorgânicos;

    - Química Analítica Ambiental;

    - Síntese, Isolamento, Caracterização e Aplicação Biológica e Tecnológica de Compostos Orgânicos;

    - Preparação, Caracterização Físico-Química e Aplicação de Materiais e Desenvolvimento de Modelos Moleculares;

     

         Para os interessados em realizar os cursos de mestrado e doutorado acadêmico conosco, o programa realizada duas seleções anuais dentro e fora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Nossos egressos atuam em diversas instituições de ensino (nacionais e internacionais) e pesquisa, como servidores e pesquisadores (técnicos ou docentes).

     

        A missão do programa é promover a pós-graduação em química tecnológica e ambiental no âmbito do ensino, da ciência, da tecnologia e da inovação, visando a capacitação profissional dos estudantes para atuação técnica, humanística e cidadã junto a sociedade.

     

         Navegue no nosso site e conheça um pouco mais sobre o PPGQTA!!

  • Histórico

     

    O curso de doutorado em Química surgiu com a evolução do curso de mestrado em Química Tecnológica e Ambiental e com o incremento do quadro de professores adjuntos (efetivos e com dedicação exclusiva) da Escola de Química e Alimentos nos últimos seis anos. Este quadro começou a ser renovado a partir da contratação de doutores em Química, provenientes de diferentes instituições de ensino, buscando a reestruturação dos cursos de graduação em Química Licenciatura, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e criação dos recentes cursos de Química Bacharelado, Engenharia Agroindustrial (Agroquímica e Indústrias Alimentícias) e Engenharia Bioquímica na unidade.

    O desenvolvimento de projetos voltados para a área Química iniciou em 2002, a partir da associação de um docente com formação em Química, recém contratado, com um dos docentes do quadro da área de Engenharia Química e através da associação destes com outros pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Oceanografia e Engenharia e Ciência de Alimentos. Destas associações surgiram os primeiros projetos aprovados e os primeiros trabalhos, os quais ainda estão englobados e tem grande importância nesta proposta.

    Em 2004, visando alavancar o desenvolvimento da pesquisa em Química na instituição, após a contratação de outros docentes da área de Química Ambiental, foi formado um grupo que participou ativamente na busca de recursos, infra-estrutura analítica, cooperação e intercâmbio para desenvolver projetos de pesquisa e trabalhar na elaboração da proposta para a criação do curso de mestrado em Química Tecnológica e Ambiental. Porém somente em 2006, o Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental em nível de Mestrado foi aprovado e teve sua primeira seleção em dezembro do mesmo ano. A primeira defesa de dissertação ocorreu em dezembro de 2008, sendo que até o momento foram titulados 50 mestres.

    Após a primeira avaliação trienal (2007-2009), o Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental atingiu o conceito 4. Em vista da crescente demanda por doutores em Química, especialmente na metade sul do RS, com o incremento do número de docentes com formação em Química e do considerável crescimento e amadurecimento do curso de mestrado em QTA.

    Em 2011, os docentes da FURG trabalharam na proposta de criação do curso de doutorado em Química, a qual foi recomendada pela CAPES. O curso de doutorado em Química, com áreas de concentração em química orgânica, analítica, inorgânica e físico-química conta com a participação de doze docentes permanentes da FURG, dos quais cinco são pesquisadores bolsistas de produtividade do CNPq, tendo a maioria com orientações de doutorado ou mestrado concluídas e com experiência em outros programas já consolidados na Instituição. Estes docentes têm participação efetiva no curso, atuando na orientação, ministrando disciplinas e nas linhas de pesquisa. O corpo docente conta, ainda, com a participação de um docente colaborador para atuar sistematicamente e regularmente no desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa. Embora o grupo seja constituído em sua maioria de jovens doutores, estes possuem boa experiência em orientações, uma produção científica expressiva em periódicos com fator de impacto relevante, além de coordenarem e colaborarem conjuntamente em vários projetos de pesquisa recentemente aprovados em parcerias com órgãos de fomentos federais e estaduais, indústrias e empresas que precisam de recursos humanos qualificados, alunos de mestrado e doutorado, para darem andamento às pesquisas.

    Cabe destacar que o curso de mestrado, durante os quase cinco anos de funcionamento, possibilitou à FURG, através dos docentes que atuam no curso, obter uma boa inserção regional, nacional e internacional na área de Química. Essa inserção foi possível devido a cooperações via projetos de pesquisa com outras instituições como o Projeto Casadinho (FAPERGS), as premiações de trabalhos em congressos da área de Química (Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas de 2008 e Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química de 2010 e 2012, Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul de 2010, Prêmio Invetor Petrobras 2009 e 2010), as cooperações internacionais com pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Eslovênia, Peru e Uruguai, além da organização da XVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul em 2009, que foi considerado um marco nos eventos regionais.

    Dentro da característica do grupo e considerando que as fronteiras da Química se alargaram muito nos últimos anos e que a química deve preservar suas raízes, pois tem um impacto, econômico e social significativo na região, nossa proposta em nível de doutorado, baseia-se em três aspectos fundamentais: O primeiro é que a Química deve produzir, isolar e modificar moléculas utilizando metodologias limpas e elegantes.

    O segundo está baseado no desenvolvimento de novas metodologias analíticas para a identificação, monitoramento, controle de qualidade e certificação dos produtos obtidos.

    O terceiro é que a Química pode e deve mudar de escala, indo do estágio da bancada ao produto, desenvolvendo processos mais econômicos, buscando solucionar diversos problemas ambientais e energéticos, completando a cadeia Pesquisa-Tecnologia-Aplicação, integrando a realidade nacional/regional, com foco na formação de recursos humanos.

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